Módulo 1: Aprendizagem por Competências
📌 Ensino centrado no conteúdo x competências
📌 Características da aprendizagem por competências
📌 Resultado da Aprendizagem x Competência Profissional
✅ Desafio 1
Módulo 2: Métodos de aprendizagem por competências
📌 Metodologias Estruturantes e Metodologias de Sala de Aula
📌 Métodos de aprendizagem por competências
📌 Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPr)
📌 Características e operacionalização da ABPr
✅ Desafio 2
Módulo 3: Estratégias Ativas de Aprendizagem
📌 Estratégias ativas de aprendizagem
📌 Estratégia: Análise de todos os fatores
📌 Estratégia: árvore de problemas
📌 Estratégia: Aprendizagem em Espiral
📌 Estratégia: Mural de fatos e notícias
📌 Estratégia: Brainwriting
📌 Estratégia: Diferentes perspectivas de um texto
✅ Desafio 3
Módulo 4: O uso de aplicativos na Sala de Aula
📌 A sala de aula digital
📌 Ferramentas para o gerenciamento da aprendizagem
📌 Ferramentas para auxiliar na interação
📌 Ferramentas de auxílio no engajamento, discussão e debate
📌 Ferramentas para auxílio na organização, análise e sistematização do conhecimento
✅ Desafio 4
Módulo 5: Estratégias para a Avaliação da Aprendizagem
📌 Avaliação da aprendizagem
📌 Critérios e instrumentos avaliativos
📌 Evidências de aprendizagem e rubricas
📌 Avaliação pelos docentes
📌 Autoavaliação
📌 Avaliação por pares
✅ Revisão Geral do Curso
Administrador, consultor e facilitador da Hoper Educação, atuando na área acadêmica.
Doutor em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos). MBA em Gestão da Aprendizagem e em Metodologias Ativas pela Faculdade União das Américas (Uniamérica). Autor dos livros A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo e A sala de aula digital: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo on-line e híbrido (Penso); co-autor do livro Metodologias Ativas no Ensino Superior (Penso).
Avaliações
Não há avaliações ainda.